Veja como incluir as atividades educativas na alfabetização!

Escrito por Equipe Aula Pronta

Em 21 de fevereiro de 2019

Atividades Educativas – É através da alfabetização em seus anos escolares iniciais, que a criança torna –se capaz de compreender, interpretar, e adquirir conhecimentos necessários a fim de se comunicar e consequentemente aprender a ler e escrever.

As atividades educativas são, portanto, uma das bases essenciais presentes nas intuições de ensino. Uma vez que essa pratica, torna o indivíduo capacitado a fim de se desenvolver socialmente.

Mas elas não precisam ser aplicadas apenas na escola.  Pais e professores podem ensinar de uma maneira fácil e divertida. Descubra como neste artigo!

O que são Atividades Educativas?

São exercícios dinâmicos, utilizados pelos professores e educadores a fim de tornar o aluno capaz de aprender a ler e escrever de maneira espontânea e divertida, de uma forma que possibilite o seu desenvolvimento intelectual. A criança aprende através de interações, construindo a sua própria capacidade de comunicação.

Essas tarefas de escola, através das palavras e desenhos infantis, ensinam os conhecimentos básicos. Assim como ler e escrever e também os cognitivos, como interpretar, compreender, de forma colaborativa e eficiente.

Assim, preparando o indivíduo ao mundo externo, ou seja, tornando-o alfabetizado e formado a um futuro promissor.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de atividades ao 1º 2º e 3º ano.

Atividades ao 1º ano

São aquelas existentes nas séries iniciais, normalmente elas podem ser inseridas de 0 aos 5 anos. A adaptação em um ambiente junto de outras crianças transforma o indivíduo.

Ele torna-se apto a fim de desenvolver a sua linguagem, coordenação motora e a interação social. Dessa forma, o processo de educação é bastante importante na primeira fase escolar.

Atividades que aborde as brincadeiras com as letras, por exemplo, são uma das mais recomendadas ao primeiro aprendizado infantil. Músicas, cantigas, e diversões que incentivam o conhecimento das vogais e consoantes.

Usando a interação, através de dinâmicas com esses exercícios, é uma boa maneira de ajudar o educador com as suas práticas de ensino.

atividades educativas - 1º ano

Atividades ao 2º ano

Os trabalhinhos de escola estão mais voltados ao ensino da língua portuguesa. Dessa forma, o caça palavras, a escrita das palavras conforme o desenho.

Cruzadas para deixar a criança familiarizada com as pronuncias do “ch”, “lh”, entre outras, estão entre as mais exploradas. Já que consequentemente facilitará na hora da escrita e da leitura das mesmas.

atividades educativas - 2º ano

Atividades ao 3º ano

É a fase da iniciação das regras gramaticais, tendo em vista que as crianças já tenham desenvolvidos alguns domínios de português, ao trabalho de escola é importante frisar várias alternativas para explorar a gramática.

Os encontros vocálicos, os conceitos de frases afirmativas, negativas, interrogativas, exclamativas, a utilização do “R”, “L”, nas palavras, a importância e o aprendizado dos sinais de pontuação, interrogação, exclamação, ponto final e virgula, a formação de frases com o uso dos sinônimos, o conceito básico algumas classes de palavras, assim como os substantivos e etc.

atividades educativas - 3º ano

Fazendo da atividade educativa tarefa da escola

É importante que o educador esteja preocupado com a contextualização desses trabalhos escolares, uma vez que, o aprendizado dessas regras torne-se mais atrativo e significativo para a criança.

Usar frases e objetos que estejam vinculados ao meio de aprendizado é uma ótima dica para iniciar as estratégias de aprendizado do professor.

Todas as crianças necessitam dessas estruturas, tanto da escola como do educador, para enfrentar as diversas fases ao decorrer da sua vida, a atividade educativa por tanto, é a base da instituição para o aprendizado.

As atividades educativas precisam, portanto,  ser incluídas ao dia a dia, tanto a escola como em casa. Na escola, o professor pode ainda, inseri-las através de uma planejamento de aulas.

Assim, siga estas dicas e ajude as crianças em seu desenvolvimento intelectual. Isto tudo de forma divertida! 

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário e nos conte sua experiência.

 

Veja outros conteúdos nossos:

Atividades Com Alfabeto Cursivo

Atividades Com Alfabeto Cursivo

Você já ouviu falar no alfabeto cursivo? Essa técnica de escrita é bastante comum na educação infantil. Uma vez que, os professores costumam utilizá-la quando as crianças estão aprendendo a ler e escrever. É extremamente importante que a grafia cursiva seja ensinada...

A importância da música na educação infantil

O conceito de música na educação infantil passa pelas atividades musicais que buscam trazer à criança oportunidades de desenvolvimento motor, controle muscular, além de ser um elemento formador de sua identidade. Isso traz a ela a visão de diversidade, mas ao mesmo...

Deixe um comentário se você gostou!