Categoria Plano de Aula

Planejamento de Aulas – Descubra como fazer o seu com estas dicas valiosas!

Escrito por Equipe Aula Pronta

Em 26 de fevereiro de 2019

O planejamento das aulas é uma atividade fundamental para que o professor desempenhe seu papel da maneira mais adequada, durante todo o período letivo.

Todo profissional envolvido com o aprendizado precisa se preparar adequadamente para que entregue o melhor conteúdo possível.

O planejamento das aulas fará com que os alunos assimilem o conteúdo mais facilmente, uma vez que a dinâmica do professor também será potencializada.

O planejamento das aulas é composto das atividades didáticas, ou seja todo o procedimento utilizado para que o professor compartilhe o conteúdo com sua classe.

Temos que destacar que esse planejamento pode ser alterado no decorrer das aulas.  Uma vez que o rendimento da classe também será um indicador de seu trabalho.

Para aumentar a produtividade da aula, o professor precisa avaliar diariamente se o conteúdo e a metodologia aplicada estão levando os alunos a um desenvolvimento educacional satisfatório.

Planejar a aula nada mais é do que imaginar todo esse cenário antes que ele aconteça de fato.

Dentro desse processo estão todas as previsões e simulações quanto ao comportamento dos alunos em relação ao conteúdo apresentado. Bem como, a maneira mais adequada de utilizar o material didático fornecido pelo Estado no caso de escola pública ou pela metodologia utilizada no caso do ensino particular.

O professor em seu planejamento deve adequar o conteúdo a ser ministrado com os recursos materiais que a instituição oferece.

Qual a importância do plano de aula para o professor?

O planejamento de aulas adequado auxilia o professor no sentido de seguir a matriz curricular estabelecida pelo Ministério da educação no início do ano letivo.

Essa fidelidade quanto ao que foi estipulado proporciona um ensino de qualidade colaborando para que os alunos alcancem as metas estipuladas.

O professor bem preparado e ciente de todas as suas atribuições consegue lidar melhor com qualquer acontecimento inesperado durante o ensino.

Uma vez que o plano foi bem estabelecido ele mesmo serve de base para futuros planos de aula. Assim sendo, trabalhando de maneira eficiente a progressão do aluno dentro do conteúdo e em relação aos resultados avaliados.

Podemos dizer que ele é uma ferramenta individual de cada profissional. Criado exclusivamente para cada turma. Com uma linha de aprendizado traçada para que esse foco não seja perdido durante o ano.

Essa fidelidade apresenta muitos pontos positivos em relação ao desenvolvimento do aluno.

Dado que, garante que todo o conteúdo seja passado. Além de atuar de maneira eficiente quando for preciso revisar, melhorar ou replanejar algo que não tenha dado certo.

Saiba como fazer um plano de aulas

O processo de elaboração de um planejamento de aulas exige dedicação do professor, uma vez que boa parte dessa atividade acontece em horário extraclasse e isso envolve o comprometimento e amor pela profissão.

Um bom professor não abre mão de planejar sua aula. Uma vez que ele tem a certeza de que ao chegar em sala com o conteúdo já estabelecido, os resultados serão muito mais interessantes.

No começo como em qualquer atividade o planejamento leva um tempo consideravelmente maior para ser realizado.

Contudo com o passar dos anos essa atividade se torna automática na vida de um professor que a realiza de forma mais prática. E temos que destacar que mesmo com o passar dos anos o profissional não abre mão dessa ferramenta.

Dentro do planejamento a metodologia a ser utilizada é fundamental para o bom andamento das atividades.

Ela nada mais é que o caminho que o docente percorre para passar o conhecimento para os alunos. Através, sobretudo, das ferramentas que vamos conhecer logo abaixo.

Conhecendo os recursos didáticos

Os recursos didáticos são os procedimentos escolhidos pelos docentes. Isto tanto para ensinar o conteúdo proposto bem como as formas de avaliação, seja por meio de avaliações ou entrega de trabalhos.

As ferramentas que o professor utiliza para compor e melhorar suas aulas como vídeos, músicas, textos ou qualquer outro dispositivo também se enquadra dentro dos recursos didáticos.

Tudo isso tem o intuito de proporcionar uma aula mais dinâmica e interessante aos alunos.

Lembrando que todo esse processo de aprendizagem precisa estar de acordo com o desenvolvimento tecnológico, para que o uso de ferramentas obsoletas não desmotivem e nem causem desinteresse nos alunos.

As estratégias da metodologia

Elas nada mais são do que as maneiras escolhidas pelo docente para realizar as aulas.

Estas que podem ser por meio de aula expositiva, que são as aulas no quadro, um estudo de caso onde são avaliadas diversas situações. Ou ainda mesmo pesquisas bibliográficas de temas propostos.

Conheça 3 dicas simples para potencializar seu plano de aulas

Para montar seu plano de aulas é preciso estar atento a certos detalhes. Pois eles lhe ajudarão a melhorar o desempenho de sua classe e para isso é preciso que você:

1 – Conheça sua classe:

Montar um roteiro de aulas é a atividade primordial que qualquer docente precisa fazer para garantir o mínimo de eficiência em seu aprendizado.

Contudo, é preciso entender a heterogeneidade das turmas. Ou seja, o que você planejou e construiu para uma classe, pode não servir, ou mesmo ser adequado ao ensino de outra turma.

E não estamos simplesmente nos referindo a conteúdo, mas sim a ritmo de aprendizado entre outros detalhes que fazem toda a diferença.

2 – Trabalhe a interdisciplinaridade:

Para um melhor aproveitamento do ensino é necessário compreender a situação atual de sua classe em relação a algum assunto específico.

Esse uso da interdisciplinaridade pode ser observado no caso de disciplinas correlatas como geografia e história que analisam o mesmo assunto segundo visões e conceitos diferentes.

Por essa razão durante a elaboração de qualquer plano de aulas é interessante considerar essa diferença de pontos de vista, além de levar em consideração a possibilidade da junção de tais conteúdos com o preposto de melhorar a visão global do aluno.

Isso também pode contribuir para um melhor aproveitamento das aulas, pois os alunos tendem a apreciar novas formas de aprendizado.

3 – Dinâmicas:

Outros detalhes que podem melhorar o aprendizado dos alunos podem ser aulas com música, dinâmicas, e outras técnicas diferentes da sala de aula. Estas que propiciam, principalmente, um grande engajamento entre os alunos.

Mesmo que nem toda aula possa ser tão diversificada e moderna, sempre que possa utilizar outra roupagem, é aconselhado sua utilização.

É importante também deixar um canal de comunicação aberto com os alunos para que eles opinem em relação às formas de aprendizado que mais se adéqüe a eles.

Como fazer o planejamento de aulas?

O plano de aulas é um cronograma onde você registra o tema a ser trabalhado. Além, é claro, de trazer a metodologia a ser utilizada, bem como os recursos que podem ser disponibilizados para o auxílio do aprendizado.

PLanejamento de Aulas - Plano de aula

Diante disso vamos ver a seguir como realizar um planejamento de aulas passo a passo:

Passo 1: Identificação

No planejamento de aulas essas são as primeiras informações a serem colocadas, como nome da disciplina, curso e a turmas que utilizará esse planejamento.

Por exemplo: Geografia, ensino médio, segundo ano 3.

Passo 2: Defina seu objetivo

Seu objetivo precisa ser bem definido e possível de ser executado, pois não adianta construir algo que não irá sair do papel.

É importante deixar registrado o que o professor espera conseguir no final de cada aula dada.

Por exemplo a aula está na lição 5 e pretende avançar até a lição 8.

 Passo 3: Escolha a metodologia a ser utilizada

A metodologia escolhida para colocar o planejamento de aulas em prática é muito importante.

Pois estão dentro dela todos os recursos que o professor poderá utilizar para melhor aprendizado do conteúdo proposto.

Esses recursos podem ser diversos como: música, vídeos, livros, estudos de caso, fórum de discussão dentre outros.

 Passo 4: Estabeleça um cronograma

Ele faz toda a diferença na execução de seu planejamento. Porque ele vai nortear o professor a cumprir suas metas dentro dos prazos.

Não tenha receio de estipular esses parâmetros, eles te levarão ao sucesso com sua classe.

Passo 5: Avalie suas atividades

Fazer a análise se sua turma cumpriu com todos os objetivos propostos é essencial para que seu planejamento continue positivo.

Pois, é através dele que correções possam ser realizadas com o intuito de melhorar a relação professor-aluno-conteúdo.

E não confunda essa avaliação do trabalho com as provas dadas para testar o conhecimento dos alunos. São duas coisas completamente distintas.

Passo 6: Referências

Estabelecer as referências do seu trabalho é muito importante. 

Já que elas mostram suas inspirações, livros e autores que você utilizou para montar seu plano de aula, além dos exercícios de fixação.

Conheça um modelo de plano de aulas pronto

Para este modelo de plano de aula vamos utilizar os conceitos da disciplina de Geografia:

Plano de Aula Pronto
  • Conteúdos : Direitos e deveres; A natureza; A transformação das paisagens; As paisagens naturais.
  • Objetivo geral: promover a interdisciplinaridade sugerindo ao aluno o trabalho integrado com outras disciplinas, levando em conta os conteúdos abordados. Contudo, tendo a capacidade de reconhecer e relacionar fatos geográficos, históricos, políticos e sociais nas diferentes escalas – local, regional e global.
  • Objetivo específico: Conhecer e entender os direitos e deveres do aluno; Observar as transformações da natureza; elaborar um mural sobre as transformações da natureza; identificar as paisagens existentes em nossa região e saber se são naturais ou transformadas.
  • Estratégias: Elaboração de mural com direitos e deveres; recorte e colagem de desenhos de paisagens naturais; montar um painel com paisagens transformadas; elaboração de um teatro sobre como a natureza vem sendo transformada.
  • Avaliação: Será avaliado o aluno segundo os princípios de participação, interação e realização das tarefas.

Este plano de aula mec é um modelo construído para atender alunos do ensino fundamental.

Baixe nosso modelo de plano de aula pronto. Formato simples e pratico, é só preencher!

Modelo Plano de Aula - Planejamento de aulas

A duração deste plano de aula é de um mês. Em cada duas aulas da disciplina será abordada um tópico, com avaliação na aula seguinte.

Mas qual a finalidade de se planejar as aulas?

Como podemos constatar ao longo deste trabalho, planejar suas aulas colabora para o enriquecimento do aprendizado. Visto que facilita o papel do professor e do aluno conseqüentemente.

Então não tenha medo de investir seu tempo estudando, escolhendo temas e analisando qual a metodologia mais adequada para trabalhar cada assunto. Busque trabalhar dentro do cronograma proposto para que nenhuma pauta seja deixada de lado ou mesmo acumulada com outros tópicos.

Não deixe de preencher sua auto avaliação, buscando identificar pontos a serem melhorados.

Um detalhe muito importante é que o plano de aula é um documento individual. Todavia, de maneira nenhuma é exclusivo de um professor ou turma. Procure auxílio da coordenação pedagógica e mesmo de outros professores para sempre estar aprimorando suas aulas.

A troca de informações e experiências é fundamental para o desenvolvimento docente dentro da instituição.

O planejamento de aulas permite, sobretudo, que cada profissional formalize seu trabalho de maneira sistêmica, respeitando uma seqüência de conteúdos que são interligados, onde a ausência de uma das partes causaria uma ruptura no processo de aprendizagem.

Hoje em dia o planejamento é tão importante que suas informações precisam ser registradas no diário de classe.

Porém, em campo apropriado, contendo todas as informações pertinentes aquela tarefa a ser executada.

No final do ano letivo essa caderneta é guardada por certo período. E todas essas informações ficam à disposição dos professores para consulta sempre que necessário.

O não cumprimento dessas diretrizes pode acarretar em punição ao professor por meio da coordenação pedagógica e supervisão escolar.

Estas que são, portanto, as autoridades responsáveis por fiscalizar e orientar o trabalho dos professores quanto ao planejamento das aulas.

Conclusão

Imagine como seria uma aula se não houvesse a preparação do professor buscando a melhor alternativa para expor o conteúdo?

Não haveria seqüência de trabalho e nem coerência nas atividades. Um vez que, facilmente o foco seria disperso de acordo com o andamento das aulas.

Quem nunca viu o professor ir se aprofundando em um assunto a tal ponto de adentrar outros conteúdos até que ele se dá conta e retorna ao tema principal.

Isso só pode ser feito porque ele segue um script de conteúdos onde ele sabe e tem a visão exata da sua situação.

Se você é a favor do planejamento de aulas e reconhece sua importância, deixe sua opinião nos comentários. 

Ou se preferir, confira nossas atividades para alfabetização.

Atividades de Alfabetização - PLanejamento de Aulas

Veja outros conteúdos nossos:

O que é hotspot?

O que é hotspot?

A preservação tem sido um assunto muito presente em sala de aula. Mas você sabe o que é hotspot? Ou qual a sua relevância na natureza? Também chamados de hotspots de biodiversidade, se tratam de locais com grande variedade de espécies, entretanto, que estão em risco...

Ditos Populares – Descubra os seus significados!

Existem ditados populares que são passados de geração em geração, tendo o poder de influenciar a decisão das pessoas sobre determinados temas. Muitos seguem essas tradições inconscientemente no seu dia a dia, sem saber de fato o que elas significam. Os ditos populares...

Desenho na Educação Infantil

Desenho na Educação Infantil

Desenho na Educação Infantil - Os desenhos são instrumentos importantes durante o processo de desenvolvimento na educação infantil com crianças. É por meio das cores, dos riscos e rabiscos que os pequenos se expressam e colocam no papel suas ideias e visão das coisas....

Deixe um comentário se você gostou!