Categoria Plano de Aula

Deficiência Visual – Inclusão na Escola

Escrito por Equipe Aula Pronta

Em 24 de abril de 2019

Deficiência Visual – Um dos grandes desafios enfrentados pelos educadores e professores das escolas, é incluir todos os alunos nas atividades educativas sociais. Eventualmente, isso inclui até mesmo os deficientes visuais, que por si só já passam por dificuldades no dia a dia.

Muitos profissionais da educação, não estão preparados o suficiente a fim de passarem o conteúdo a esses alunos em sala de aula de maneira eficiente.

Veja aqui tudo sobre a deficiência intelectual!

Identificação da deficiência Visual na infância – causas

Os bebês não nascem com a visão 100% desenvolvida, mas enxergam 30 vezes menos do que os adultos. À medida que a criança cresce, começará a identificar melhor as cores. A partir dos oito até os 10 anos de idade, a criança terá a função visual totalmente desenvolvida.

Por isso, é de extrema importância que os pais realizem os exames oculares com um Oftalmologista assim que o bebê nascer. Mas também à medida que ele crescer, para que qualquer irregularidade ou má formação na visão seja identificada a tempo.

Deficiência Visual

O que é deficiência visual? É o comprometimento parcial ou total da visão nos dois ou somente em um dos olhos. Em alguns casos, a cegueira pode ser corrigida com cirurgias e com o uso de lentes de contato ou óculos de grau. Periodicamente devem ser feitos exames oftalmológicos, para verificar a saúde dos olhos e da visão. Um óculos e lente de contato muito forte ou fraco, pode comprometer ainda mais a visão do paciente.

Algumas doenças podem causar a Deficiência Visual infantil. E por isso os pais e professores devem estar atentos a algumas situações para realizar os exames corretos:

Toxoplasmose

A fim de identificar da doença, é necessário que a mãe (se for gestante) realize esse exame no pré-natal. Um resultado negativo indica que a paciente não teve contato com o parasita transmissor da toxoplasmose.

Caso o exame dê positivo, o obstetra deverá passar os cuidados necessários e medicamentos próprios à gestante, de forma que a doença não danifique os nervos oculares, e cause encefalite na criança.

Rubéola congênita

Se a gestante estiver contaminada com o vírus da rubéola sem saber, esse poderá contaminar o bebê ainda no ventre, causando a Deficiência Visual.

Falta de vitamina A

Uma dieta pobre em vitamina A pode causar problemas na visão, principalmente em crianças maiores. O nutriente pode ser encontrado no leite de vaca, no óleo de peixe, no queijo, na cenoura crua, batata-doce, manga, no espinafre, na couve, manga e entre outros.

Catarata infantil

Engana-se quem pensa que somente as pessoas mais velhas desenvolvem a catarata. Nas crianças, ela pode se manifestar ainda no útero da mãe, e ser visível alguns anos mais tarde. O cristalino do olho fica opaco e esbranquiçado, causando a cegueira.

Glaucoma congênito

Assim como a catarata congênita, o glaucoma também pode ser manifestado ainda no útero da mãe e se agravar anos mais tarde.

Retinopatia causada pela prematuridade

Causada pela falta de circulação sanguínea na retina, a criança pode manifestar a cegueira.

Quanto mais cedo forem identificadas e tratadas essas doenças, menos propensas as crianças estarão de manifestarem a cegueira. Os pais ou responsáveis devem acompanhar e observar o comportamento do bebê, da criança ou do jovem.

A fim de verificar possíveis desconfortos na visão, olhos lacrimejando, dores de cabeça, visão cansada, dificuldade para ler, inflamações, alergias e incapacidade de enxergar o conteúdo no quadro em sala de aula.

A preservação da saúde da criança em casa e na escola

Não é possível preservar a saúde da criança somente em casa, esquecendo a escola ou vice-versa. Os dois devem andar juntos. Os pais e professores precisam acompanhar o desenvolvimento e aprendizado dos alunos.

Muitas vezes uma criança não tira boas notas, porque tem alguma coisa lhe incomodando seja no corpo ou na mente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, existem graus de deficiência visual diferentes, que podem ser classificados como:

Visão baixa, leve, moderada ou profunda

Neste estágio, a dificuldade de enxergar pode ser melhorada usando as lentes de aumento, lupas, telescópios e até mesmo bengalas à locomoção do indivíduo.

Próximo de manifestar a cegueira

Acontece quando a pessoa consegue enxergar a luz e a sombra, mas precisa do sistema de braile para ler e escrever. Bem como utilizar os recursos de voz a fim de acessar a internet. Além do uso de bengala na locomoção por exemplo.

Cegueira total

O indivíduo não consegue enxergar nenhuma luz, sombra ou objetos. O uso do sistema de braile, da bengala e treinamentos específicos de locomoção e comunicação são essenciais.

Os professores, diretores e educadores podem ajudar o desenvolvimento dos deficientes visuais, realizando algumas ações simples todos os dias. Assim como

  • Promover a Inclusão dos Alunos às atividades realizadas em sala de aula, dando-lhes objetos, papeis e materiais que ilustrem o conteúdo aplicado
  • Manter a organização de carteiras, cadeiras, estantes, degraus, obstáculos físicos e mochilas sempre na mesma ordem. E comunicar os alunos verbalmente se acaso alguma coisa esteja fora do lugar, ou apresente perigo a eles
  • É direito do aluno deficiente visual, usar livros didáticos bem como materiais pedagógicos escritos em braile, a escola precisa fornecer cada um destes materiais
  • Todo o modelo de ensino pode ser adaptado aos alunos especiais, baseados no Atendimento Educacional Especializado (AEE)
  • Os pais podem procurar uma escola que melhor atenderá a criança cega, e que possua a estrutura física necessária para atendê-la, sem riscos desnecessários

Todas as pessoas têm o direito de aprender, serem alfabetizadas e receberem a devida atenção e acompanhamento, dentro e fora da escola. A Deficiência Visual não é um obstáculo ao aprendizado das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Os pais da criança com Deficiência Visual podem exigir que o Estado e as Secretarias da Educação, forneçam todo o material necessário ao aprendizado desses alunos nas salas de aula, cobrando os resultados e conteúdo ensinado por eles.

Veja também sobre a avaliação de aprendizagem!

Veja outros conteúdos nossos:

O que é hotspot?

O que é hotspot?

A preservação tem sido um assunto muito presente em sala de aula. Mas você sabe o que é hotspot? Ou qual a sua relevância na natureza? Também chamados de hotspots de biodiversidade, se tratam de locais com grande variedade de espécies, entretanto, que estão em risco...

Ditos Populares – Descubra os seus significados!

Existem ditados populares que são passados de geração em geração, tendo o poder de influenciar a decisão das pessoas sobre determinados temas. Muitos seguem essas tradições inconscientemente no seu dia a dia, sem saber de fato o que elas significam. Os ditos populares...

Desenho na Educação Infantil

Desenho na Educação Infantil

Desenho na Educação Infantil - Os desenhos são instrumentos importantes durante o processo de desenvolvimento na educação infantil com crianças. É por meio das cores, dos riscos e rabiscos que os pequenos se expressam e colocam no papel suas ideias e visão das coisas....

Deixe um comentário se você gostou!