Categoria Plano de Aula

Deficiência Inteletual – Como identificar?

Escrito por Equipe Aula Pronta

Em 19 de abril de 2019

Mas afinal o que é a deficiência intelectual? Ela possui tratamento e cura? Vamos desmistificar todos os detalhes a respeito deste distúrbio que muitas crianças apresentam. E que muitas vezes não é perceptível se não conhecer suas particularidades.

A deficiência intelectual é um déficit que a criança apresenta quando precisa aprender e realizar tarefas novas ou que tenham maior grau de complexidade. Os indivíduos que apresentam esse distúrbio possuem o funcionamento do cérebro abaixo do que seja o esperado a sua idade. Assim, causando prejuízo ao seu desenvolvimento.

Os principais sintomas da deficiência intelectual aparecem antes dos 18 anos alterando o funcionamento das principais funções cognitivas. Além do atraso referente ao raciocínio, os jovens que apresentam essa disfunção podem ter dificuldade de socialização também. Da mesma forma alguns sinais de problemas motores e de linguagem podem ser percebidos em alguns casos.

Pessoas que apresentam deficiência intelectual possuem grande dificuldade em desempenhar papéis e realizar trabalhos que são coisas normais às outras pessoas. A causa do transtorno está intimamente ligada a fatores genéticos, problemas na gestação, complicações no parto ou em algum instante depois de nascer.

Apesar de muitos estudos os pesquisadores descobriram vários casos de indivíduos que apresentaram os sinais clássicos, mas que não possuem nenhuma relação com as causas conhecidas.

Voltando um pouco na questão da socialização que também é um tema muito discutido. A deficiência intelectual provoca o isolamento da criança. Pois ela costuma não se interessar por nada e apresentar muitos medos. Nesse instante o papel dos pais e professores é fundamental para que os traumas não sejam ainda maiores.

Veja também a importância da música na educação infantil!

Conheça as possíveis causas da deficiência intelectual

Deficiência Intelectual

Como já dissemos de maneira reduzida acima, as causas da deficiência intelectual estão ligadas a fatores genéticos e a situações envolvendo a gestante e a criança após o nascimento. Vamos conhecer com mais detalhes os fatores que contribuem para que a criança apresente essa disfunção.

A deficiência intelectual pode ser causada por dano genético, provocado pela herança de genes anormais vindo de seus antepassados. Essa é a explicação inicial quando do surgimento dos primeiros casos, contudo outras abordagens surgiram ao passar do tempo.

Outra causa apresentada são os problemas surgidos dentro do útero durante a gestação, quando o feto apresenta problemas de desenvolvimento e formação. Isso é provocado por doenças que a mãe apresenta durante a gestação. Assim como o caso de rubéola, toxoplasmose e até mesmo HIV.

No caso do HIV pode até provocar graves danos durante a formação cerebral do feto.

A deficiência intelectual pode ser desencadeada também por algum acontecimento no momento do parto ou logo após o nascimento do bebê. Por exemplo, falta de oxigênio.

Os acidentes podem causar lesões cerebrais que entre outros episódios estão à deficiência intelectual. Além disso patologias como o sarampo, caxumba, meningite, dentre outras pode causar complicações cerebrais.

Finalmente entre os possíveis causadores da deficiência intelectual estão às causas sociais. Por exemplo, falta de afeto, carinho e atenção, cuidados tão importantes ao desenvolvimento da criança.

Mesmo com todas as possíveis causas narradas ainda existem muitos casos que não se encaixam em nenhuma das hipóteses. O que leva os pesquisadores buscar possíveis novos agentes desencadeadores desse distúrbio.

Outro dado notado em diversos casos é que cada criança apresenta um grau de deficiência. Mesmo estando ligada ao mesmo agente causador, o que define graus distintos aos danos.

Quais as características desse distúrbio?

O que mais caracteriza a deficiência intelectual é a incapacidade de concentração, além da dificuldade de comunicação e interação. Necessita de um ensino especial para desenvolver sua compreensão linguística adequadamente.

Seu desenvolvimento motor também é prejudicado podendo ser observado momentos de desequilíbrio corporal, locomoção e no manuseio de objetos. Em uma linguagem mais popular parece uma pessoa atrapalhada, que esbarra muito nos objetos e derruba muitas coisas.

A deficiência provoca alterações na maneira que a criança se comunica, sendo pouco compreendida. Além disso, a relação com crianças de sua idade escolar é prejudicada por não estarem no mesmo grau mental.

Após conhecer o que é a deficiência intelectual é preciso compreender como decorre seu tratamento. Já que este é o único caminho para minimizar seus efeitos.

Como tratar a deficiência intelectual

A deficiência intelectual não é classificada como uma patologia, mas sim como um distúrbio que limita a capacidade da criança se desenvolver. O indivíduo que apresentar tais limitações precisa se submeter ao acompanhamento médico com psicólogos, fonoaudiólogos, além da terapia ocupacional para melhorar os estímulos.

O quadro pode ser amenizado com terapias de desenvolvimento, com a adaptação das atividades escolares conforme a necessidade da criança. A inclusão social também é fator importante a fim de evitar que o paciente caia em isolamento e prejudique seu desenvolvimento de maneira irreversível.

Existem diversas instituições especializadas em educação especial. Assim, que desenvolvem um excelente trabalho no desenvolvimento e reabilitação de crianças com necessidades especiais.

Elas contam com psicólogos especialistas em neuropsicologia, que realizam a avaliação do ambiente onde a criança está inserida. Seja em casa, escola ou outro qualquer propõe as alterações necessárias para melhorar o desenvolvimento do paciente.

Instituições como a APAE realizam trabalhos eficientes no sentido de promover o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual.

Ele atuará de maneira fundamental indicando as melhores ferramentas para proporcionar o desenvolvimento do paciente. Assim, trabalhando em conjunto entre a parte médica e o corpo pedagógico, estabelecendo e construindo as estratégias que julgar mais necessárias ao tratamento.

Além dos centros de educação e tratamento a crianças especiais você pode também procurar diretamente um profissional ao começar a identificar os sintomas em uma criança. Lembrando sempre que quanto antes um transtorno é identificado mais eficiente pode ser seu tratamento.

Se ainda existir ainda alguma dúvida sobre a deficiência intelectual, seu diagnóstico e tratamento deixe um comentário.

Veja como incluir atividades educativas na educação!

Veja outros conteúdos nossos:

O que é hotspot?

O que é hotspot?

A preservação tem sido um assunto muito presente em sala de aula. Mas você sabe o que é hotspot? Ou qual a sua relevância na natureza? Também chamados de hotspots de biodiversidade, se tratam de locais com grande variedade de espécies, entretanto, que estão em risco...

Ditos Populares – Descubra os seus significados!

Existem ditados populares que são passados de geração em geração, tendo o poder de influenciar a decisão das pessoas sobre determinados temas. Muitos seguem essas tradições inconscientemente no seu dia a dia, sem saber de fato o que elas significam. Os ditos populares...

Desenho na Educação Infantil

Desenho na Educação Infantil

Desenho na Educação Infantil - Os desenhos são instrumentos importantes durante o processo de desenvolvimento na educação infantil com crianças. É por meio das cores, dos riscos e rabiscos que os pequenos se expressam e colocam no papel suas ideias e visão das coisas....

Deixe um comentário se você gostou!