fbpx

O que é hotspot?

Hotspot

A preservação tem sido um assunto muito presente em sala de aula. Mas você sabe o que é hotspot? Ou qual a sua relevância na natureza?

Também chamados de hotspots de biodiversidade, se tratam de locais com grande variedade de espécies, entretanto, que estão em risco de extinção. Essa definição existe desde a década de 90 e contempla apenas locais que cumprem certos requisitos.

Portanto, entenda melhor o conceito e a importância de incluí-lo na educação a seguir!

Publicidade

Como se define o que é um hotspot

Hotspot

O que é Hotspot?

Todo mundo sabe que a Amazônia é um local riquíssimo em biodiversidade. Existem animais, plantas, insetos dos mais diferentes, muitos encontrados apenas na região. Entretanto, a Amazônia em si não é considerada um hotspot. Isso porque, apesar de sua riqueza e desmatamento, não possui o altíssimo risco de outras localidades.

Atualmente, existem em torno de 35 locais considerados hotspots de diversidade. E no Brasil são apenas dois: o Cerrado e a Mata Atlântica. Isso porque os critérios definidos pelos pesquisadores do assunto são bastante específicos. É preciso que a área tenha mais de 0,5% de espécies endêmicas de plantas e tenha perdido mais de 70% de sua vegetação primária.

Os locais considerados hotspots atualmente representam mais de 60% da existência de plantas, aves, mamíferos, répteis e anfíbios de todo o mundo.

Hotspot ambiental e a biodiversidade

Falar em preservar a natureza é um objetivo simples, no entanto, nem sempre é possível ter noção do que isso significa. Apresentar um exemplo de hotspot ajuda a explicar sua importância.

Publicidade

É possível falar, por exemplo, de alguns dos locais que atualmente contam com essa denominação, confira 5 muito conhecidos:

  • Chile Central – Florestas Valdivias
  • Ilhas do Caribe
  • Madagascar e Ilhas do Oceano Índico
  • Bacia do Mediterrâneo
  • Himalaias

A crianças, falar em Madagascar pode servir como meio de atrair a atenção, graças à animação de mesmo nome. Será um ponto de partida a fim de exemplificar como uma única espécie que seja exterminada pode afetar todo a biodiversidade local.

Veja também: Ditos Populares – Descubra os seus significados!

Explicando o conceito de hotspot em sala de aula

Uma explicação é sempre bem-vinda a fim de que alunos compreendam um novo assunto. Entretanto, é na prática que mais se pode assimilar qualquer temática. Uma boa maneira de trabalhar a biodiversidade e conceitos como o do hotspot é através de pesquisa, pintura e ilustração.

A estudantes mais jovens, é possível pedir para que procurem quais são as regiões ao redor do mundo que recebem o título. Depois, é possível procurar e pintar tais locais no mapa-múndi.

Já a uma faixa etária um pouco mais velha, a pesquisa pode se estender um pouco mais, passando pelas iniciativas que protegem os hotspots ao redor do mundo. A partir dos dados, é mais fácil compreender por que cada região necessita desse trabalho a fim de proteger a biodiversidade local e também de todo o mundo.

Saber mais sobre as regiões que recebem esse título ajuda a compreender por que certos locais recebem mais incentivo a preservação. E porque existem critérios, priorizando certos locais em detrimento a outros.

O que você achou desse artigo? Já conhecia os conceitos de hotspot? Está pensando em como incluir no seu plano de aula? Deixe um comentário contando qual é seu interesse no assunto!

Veja aqui como fazer um planejamento de aula infantil!

Post Tags
About Author: Equipe Aula Pronta
Publicado por um redator oficial do blog do Aula Pronta. Estou aqui para lhe ajudar com conteúdo informativo e original!