Categoria Plano de Aula

Veja como fazer um planejamento de aula infantil!

Escrito por Equipe Aula Pronta

Em 3 de maio de 2019

Saber como fazer um planejamento de aula infantil interessante é um dos maiores desafios que alguns educadores enfrentam na rotina escolar.

É normal se planejar para as coisas que vai fazer no dia a dia. Mas quando o assunto é aula infantil, essa responsabilidade é ainda maior.

Isso porque sem um planejamento de aula infantil, fica difícil atingir os objetivos da aprendizagem e você pode acabar tendo encontros ruins e com poucos estímulos, dificultando a aprendizagem das crianças.

Por outro lado, um bom planejamento de aula a educação infantil aliado a métodos inovadores, ajuda em aulas mais satisfatórias, atrativas e que auxiliam na retenção da aprendizagem dos alunos.

Além disso, usando novas técnicas e fazendo um plano de aula a educação infantil, não só os alunos se estimulam como os professores também, fazendo os encontros mais felizes e marcantes.

Mas você já sabe como fazer um planejamento de aula infantil? Então, dá uma olhada nessas dicas que vamos te dar a seguir!

Veja aqui como a avaliação orienta a aprendizagem dos alunos!

O que é importante explorar na educação infantil?

O plano de aula a educação infantil tem como objetivo fazer com que você e seus alunos aprendam com qualidade e inovação.

Já pensou em como é ter as mesmas aulas, no mesmo ritmo e com as mesmas coisas sempre? Não ter nada de diferente pode entediar os alunos e fazer com que seus ensinamentos sejam monótonos.

É por isso que deve levar em consideração alguns itens no seu planejamento de aula infantil, como:

  1. Procure desenvolver áreas cognitivas, sócio afetivas e psicomotoras dos alunos.
  2. Mantenha sempre o plano de aula educação infantil atualizado.
  3. A fim de que dê certo, é importante usar os recursos que tem na escola.
  4. Passe conteúdos que os alunos já tenham familiaridade
  5. Busque informações da realidade dos alunos a fim de que a aprendizagem seja melhor
  6. Sempre use referências de outros lugares que eles conheçam, como livros, games e músicas.

Fazendo o Planejamento da Aula Infantil

planejamento de aula infantil

É importante que seu plano de aula educação infantil tenha algumas informações, como:

  • Objetivos do planejamento, como orientação espacial, percepções e coordenações envolvidas, por exemplo;
  • Conteúdos que serão passados (tendo cada objetivo do planejamento de aula infantil que será trabalhado nas atividades);
  • Estratégia utilizada nas aulas para trabalhar os conteúdos;
  • Materiais e equipamentos que vai usar na sala;
  • Método de avaliação (como a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos será avaliada);
  • Duração da aula ou das atividades que vai abordar com os alunos.

Não esqueça de fazer um plano de aula educação infantil a cada disciplina que será abordada com as crianças.

Foco na aprendizagem

Para saber como fazer um planejamento de aula infantil que funcione, é importante que você deixe descrições específicas de tudo que vai fazer na sala de aula.

E para que elas não fiquem apenas no papel ou acabe não tendo o resultado esperado, é importante que escolha temas e modelos bacanas e que os alunos gostem. Como, por exemplo:

  1. Animais
  2. Cores
  3. Uso da água
  4. Nomes
  5. Livros
  6. Danças
  7. Músicas
  8. Corpo Humano
  9. Profissão
  10. Alimentação e comportamento
  11. Higiene
  12. Meio ambiente
  13. Poesia
  14. Estações do ano
  15. Reciclagem

Claro que as atividades vão depender de qual é a fase em que os alunos estão e do que já sabem sobre o assunto.

Mas em casos de turmas um pouco mais atrasadas, você pode até fazer um planejamento de aula infantil que contextualize os alunos antes de entrar na matéria que precisa passar.

O importante mesmo é que todos esses temas e ainda outros que são possíveis de fazer em um ambiente escolar ajude na aprendizagem dos alunos.

Veja também: Como montar uma Sequência Didática?

Atividades Externas

Por mais que seja bacana fazer atividades dentro de sala e que a maioria tenha a sua prática no ambiente fechado, é importante explorar as áreas externas também.

Até porque existem certas habilidades e atitudes que só podem ser desenvolvidas ao ar livre. E vamos combinar que as crianças adoram isso!

Então, a fim de fazer um planejamento de aula infantil que envolva essa parte importante, separamos algumas ideias de atividades. Dá uma olhada!

1 – Sala no ambiente externo

Em aulas como “meio ambiente”, por exemplo, pode ser bacana levar os alunos fora de sala.

Nessa aula, não vai precisar de tantos recursos assim, basta retirar os objetos e colocar fora da sala para que a interação seja melhor.

2 – Passeio ao zoológico

Complementando aulas como “animais”, você pode levar os alunos a um passeio no Zoológico. Lá, eles terão que observar como os bichos vivem, se são em grupo, qual o tempo de vida e hábitos.

Só não se esqueça de planejar cuidadosamente essa aula com a escola, já que precisa do consentimento dos pais.

3 – Pintura ao ar livre

Você pode levar quadros, papeis ou azulejos a fim de serem pintados pelas crianças e elas podem retratar algo que estão vendo no ambiente.

Isso é importante a fim de desenvolver a habilidade de expressar como ele vê o mundo e também mostrar habilidades que os alunos têm com as artes.

4 – Cuidando da horta

Vocês possuem uma horta na escola? Se ainda não, pode ser bacana criar uma e mostrar a importância de cultivar.

Além disso, a sua turma pode plantar diferentes vegetais (procure saber quais eles gostam mais) e acompanhar as mudanças delas durante o ano, os insetos que atrai, quais flores e frutos cada vegetal dá etc.

É importante não cultivar plantas que tenham espinhos ou que causem alergias, por isso que essa atividade deve estar no seu planejamento de aula infantil e ser examinada com antecedência.

Plano de Aula – Mensal e Semanal

Na rotina semanal, é importante que separe o que os alunos farão em cada horário dos dias e conforme os conteúdos que vai abordar.

A aula na educação infantil tem vários momentos e é normal que existam atividades diferentes durante o dia.

É importante que a sua aula siga uma linha de raciocínio que, ao final, o aluno tenha aprendido o que é realmente importante sobre o assunto.

No início você pode dar brinquedos que tenham relação com o conteúdo, já depois do café inicia o conteúdo em si com atividades escritas, faladas ou cantadas.

No plano mensal, você precisa ter as informações do que vai abordar nos dias letivos e quais serão as principais atividades que os alunos farão para desenvolver o que está propondo.

Além disso, não se esqueça de fazer um plano de aula educação infantil acessível, voltado também a alunos com deficiência.

Tem dúvidas? Então comente e vamos te ajudar!

Veja também: Como incluir deficientes visuais nas atividades!

Veja outros conteúdos nossos:

O que é hotspot?

O que é hotspot?

A preservação tem sido um assunto muito presente em sala de aula. Mas você sabe o que é hotspot? Ou qual a sua relevância na natureza? Também chamados de hotspots de biodiversidade, se tratam de locais com grande variedade de espécies, entretanto, que estão em risco...

Ditos Populares – Descubra os seus significados!

Existem ditados populares que são passados de geração em geração, tendo o poder de influenciar a decisão das pessoas sobre determinados temas. Muitos seguem essas tradições inconscientemente no seu dia a dia, sem saber de fato o que elas significam. Os ditos populares...

Desenho na Educação Infantil

Desenho na Educação Infantil

Desenho na Educação Infantil - Os desenhos são instrumentos importantes durante o processo de desenvolvimento na educação infantil com crianças. É por meio das cores, dos riscos e rabiscos que os pequenos se expressam e colocam no papel suas ideias e visão das coisas....

Deixe um comentário se você gostou!