Professores e educadores possuem uma grande responsabilidade que é a de educarem com êxito, alunos de todas as séries escolares. Mas para que esse plano dê certo, é necessário um planejamento prévio das aulas, bem como os conhecimentos que serão aplicados no âmbito escolar. O nome correto a essa linha de ensino é, sequência didática.

Não se trata somente passar uma matéria aos alunos, mas sim usar estratégias, formas, aplicações, avaliações individuais, e em grupo, a fim de mensurar a assimilação do conteúdo aplicado na sala de aula. Desse modo, os pais e responsáveis devem participar de todas essas etapas da vida dos filhos.

Veja também como incluir deficientes visuais na educação!

Planejamento e aplicação do plano de aulas

Sequência Didática

O que é sequência didática? É um conjunto de atividades e etapas do aprendizado, a fim de que o conteúdo aplicado seja de fato assimilado pelos alunos. Mas, não basta somente ensinar em sala de aula todos os dias, de maneira generalizada.

Publicidade

Todo o conhecimento passado, deve ser direcionado conforme as necessidades de cada aluno. Isso, a fim de que ele entenda do seu próprio jeito.

Alinhando os objetivos e necessidades dos alunos

Assim como citamos acima, professores e alunos possuem formas diferentes de interpretar um conteúdo. Enquanto uns são mais rápidos em aprender, outros precisam ler mais livros, ver vídeos educativos, assistir palestras ou mesmo escrever textos, para de fato assimilarem o conteúdo.

Todas as formas de aprendizado são válidas, cada uma no seu tempo, afinal de contas somos diferentes uns dos outros. Vamos considerar os seguintes pontos a fim de se obter uma sequência didática coerente:

Por fim, todas essas aplicações possuem um único ponto, que é se os alunos aprenderam o conteúdo e quantos deles precisam de mais ajuda e reforço, por meio de avaliações (provas) em grupo, em dupla ou individuais.

Modelo de sequência didática

 

Uma sequência didática ideal, possui todas as seguintes informações:

Vamos listar alguns modelos de sequência didática, a fim de ilustrar o que deve acontecer em sala de aula:

Publicidade

1-Objetivo da aula

2-Objetivo da aula

3-Aprendendo sobre nomes

Aos poucos, os sistemas tradicionais de ensino estão se adaptando aos novos modelos mais eficazes. Essa atualização é necessária, pois a cada ano, novos alunos entram no ensino fundamental e médio, onde devem aprender essas novas vertentes educacionais para se formarem com êxito.

Respeitar, incluir, abrir espaço a opiniões diferentes, estreitar a relação entre os pais, alunos e os professores da escola, são passos importantes baseados na sequência didática correta.

Onde usar as sequências didáticas?

As sequências didáticas podem ser usadas em todas as matérias: na Língua Portuguesa, Inglesa, Educação Física, Sociologia, Matemática, Física, Química, Biologia e todos os conhecimentos ensinados nas escolas.

Com a expansão da internet, e de todos os conteúdos inseridos nela, os professores têm lidado com uma classe de alunos extremamente informatizados, o que por um lado é bom, mas por outro pode ser um obstáculo para assimilação de um novo conteúdo.

Assim como dito acima, os pais devem reforçar o conteúdo aprendido em sala de aula também em casa, dando-lhes assistência e tirando possíveis dúvidas dos estudantes.

Não só os professores são responsáveis por passar e ensinar o conteúdo social, mas os pais também devem participar da vida escolar dos filhos.

Publicidade

Uma parte não pode caminhar sem outra, do contrário, os estudantes se tornarão adultos inseguros e desamparados emocionalmente, o que prejudica a vida social, amorosa e profissional deles.

Veja como fazer o seu planejamento de aulas com estas dicas valiosas!

Publicidade