fbpx

BNCC – Base Nacional Comum Curricular

BNCC - Base Nacional Comum Curricular

Base Nacional Comum Curricular – A educação é um direito universal e fundamental, prevista tanto na Constituição Brasileira quanto na Declaração Universal dos Direitos da Criança.

E assim, como um direito fundamental previsto por lei, nada mais justo do que todas as crianças brasileiras tivessem acesso aos mesmos conteúdos pedagógicos.

E essa é a função da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Desse modo, ela define o que toda a criança e jovem brasileiro têm direito a aprender. Independente da escola que ela frequenta ou do município em que ela mora.

Publicidade

Portanto, conheça mais sobre a BCNN e como ela irá nortear a educação no país.

O que é a Base Nacional Comum Curricular?

BNCC - Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular ou BNCC é um documento normativo que define e regulamenta quais são as aprendizagens e conteúdos essenciais a serem trabalhados nas escolas públicas e particulares brasileiras de educação infantil, ensino básico e ensino médio.

A BNCC começou a ser construída em 2015 e já passou por quatro revisões. A meta do Ministério da Educação é que todas as escolas estejam com seus currículos adequados a BNCC até 2020.

Conforme está definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos e as propostas pedagógicas de todas as escolas das redes e sistemas de ensino das Unidades Federativas Nacionais.

Dessa forma, ela estabelece quais são os conhecimentos, competências e habilidades que se espera que os alunos desenvolvam ao longo do seu caminho no ensino e na escola.

Publicidade

Ou seja, a BNCC estabelece o conteúdo básico que todos os alunos devem aprender. Assim, independente do estado em que moram ou se estudam na rede pública ou particular.

Sendo assim, um aluno do 4º ano do ensino fundamental que estuda na rede pública da Bahia deve aprender os mesmos conteúdos básicos que um aluno do mesmo ano que estuda na rede particular no estado de Sergipe.

A escola pode escolher como irá trabalhar os conteúdos bem como, incluir conteúdos que entender serem pertinentes e relacionados aos conteúdos da BNCC. Entretanto, os conteúdos básicos precisam ser os mesmos.

Confira aqui algumas dicas de como fazer o planejamento de aulas!

As 10 competências da BNCC

A BNCC estabelece 10 competências gerais que devem nortear as áreas de conhecimento e seus conteúdos curriculares.

Isso é uma grande inovação e ajuda os professores e educadores a se orientarem sobre as competências a desenvolver nas crianças, mas também possibilita autonomia para a apresentação dos conteúdos de forma que as crianças conquistem estas competências.

Estas competências dizem respeito a habilidades e capacidades que a criança precisa desenvolver que englobam as seguintes áreas:

  • Conhecimentos
  • Pensamento científico, crítico e criativo,
  • Senso artístico e cultural
  • Comunicação
  • Cultura digital
  • Autogestão
  • Argumentação
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Autonomia

Importância da BNCC

Ao propor conteúdos básicos que todos devem aprender, a BCNN promove a equalização das oportunidades de aprendizado das crianças, independentemente de sua localização ou de qual rede de ensino frequentam. A BNCC é uma ferramenta para reduzir as desigualdades de aprendizado para as crianças brasileiras.

Quer conhecer mais sobre a Base Nacional Comum Curricular assim como outros assuntos importantes? Siga-nos nas redes sociais e saiba mais a cada dia.

Veja também: A importância da música na educação infantil!

Post Tags
About Author: Redator do Blog Aula Pronta
Publicado por um redator oficial do blog do Aula Pronta. Estou aqui para lhe ajudar com conteúdo informativo e original!