fbpx

Desenho na Educação Infantil

Desenho na Educação Infantil

Desenho na Educação Infantil – Os desenhos são instrumentos importantes durante o processo de desenvolvimento na educação infantil com crianças.

É por meio das cores, dos riscos e rabiscos que os pequenos se expressam e colocam no papel suas ideias e visão das coisas. O Desenho na Educação Infantil é bastante utilizado desde os primeiros anos da alfabetização, até fases mais avançadas. Quando os traços vão ganhando mais segurança e desenvoltura.

Material para desenho infantil

Desenho na Educação Infantil

A relação da criança com o desenho na educação infantil é algo que deve ser estimulado desde os primeiros anos de vida. No entanto, é importante fazer o uso de materiais adequados nesse processo.

Publicidade

Assim como o lápis de cor, o giz de cera, a tinta guache e uma folha em branco. Todos esses itens são considerados essenciais no processo de desenhar/ colorir dos pequenos.

  • Lápis de cor: por ter um manejo fácil, o lápis é ideal aos primeiros traços. Pode ser utilizado lápis de diferentes formas e cores, proporcionando assim ainda mais variedade aos pequenos;
  • Giz: é um material mais leve e suave que pode quebrar com facilidade. Esse tipo de utensílio exige um pouco mais de habilidade das crianças. Por isso, normalmente é indicado a partir dos dois anos de idade. É indicado também o seu uso junto a um quadro negro, dando assim mais intensidade ao traço;
  • Tinta Hidrocor: as tintas podem apresentar diferentes texturas e cores, bastante utilizadas nos traços e contorno, seu uso é indicado em todo tipo de papel. O desenho por meio dela permite a criança o controle sobre a pressão muscular, estimula a coordenação. Além ainda de exercitar o sentido de responsabilidade;
  • Pincel: o pincel é um dos utensílios que faz a alegria da criançada. Já que a sua utilização permite criar novos efeitos, descobrir a mistura de cores e desbravar as diferentes pressões do traço. A pintura com a mão também é bastante indicada. Uma vez que possibilita o contato da criança direto com o material. A prática estimula sentidos como o tato e o olfato;
  • Papel: tão importante e indispensável como o lápis, é o papel, que por meio de seu formato, tamanho, cor e textura que irá desenhar os limites do desenho feito pela criança.

Como estimular a criança a praticar o desenho

Os livros de colorir apresentam uma proposta bem bacana e bastante utilizada na educação infantil. No entanto, nada melhor do que uma folha em branco e alguns lápis de cor a fim de despertar o processo criativo e a imaginação das crianças.

Publicidade

Toda criança possui um potencial enorme de criação e imaginação. Mas para despertá-los é necessário que sejam oferecidos ferramentas ou materiais que proporcionam o desenvolvimento prático a partir do Desenho na Educação Infantil.

Veja também como montar uma sequência didática!

Técnicas para incentivar o desenhar infantil

Uma outra forma bastante utilizada por pais ou professores é separar um cantinho da casa ou da sala de aula a fim de pendurar os desenhos feitos pela criança. Dessa maneira, quando chegarem visitas ou amigos, o desenho será contemplado, o que irá gerar mais estímulo na criança.

O local pode ser desde um pequeno canto na sala, até uma parede inteira no quarto, o importante aqui é o significado que esse espaço terá ao desenvolvimento infantil.

Como o desenho ajuda no desenvolvimento infantil

É por meio do Desenho na Educação Infantil que a criança passa e explorar novas sensações e estímulos, consideradas essenciais ao seu desenvolvimento.

A prática oferece a criança um ganho irreparável ao seu desenvolvimento. Uma vez que a atividade irá proporcionar novas habilidades, além de desenvolver a autonomia e o senso crítico.

Principais benefícios do Desenho na Educação Infantil

  1. Desenvolvimento cognitivo: durante o processo de desenho, a criança utiliza o seu conhecimento a fim de elaborar os traços. O ato faz o cérebro trabalhar e assim proporciona um maior senso de observação dos pequenos;
  2. Melhoria das coordenações motoras: com o passar do tempo a criança começa a aprender elementos mais detalhados, e assim, passa a realizar superfícies menores e mais complicadas. Tudo isso, devido ao seu processo de desenvolvimento e evolução;
  3. O desenho como expressão: já foi citado nesse texto que o desenho pode transmitir as emoções de uma criança. Ainda que se expresse de maneira diferente do que se fala, as criações feitas por meio de um desenho podem refletir emoções e o estado de espírito. Isso acontece, quando a criança começa a escolher as cores, por exemplo;
  4. Senso artístico: além de proporcionar os benefícios citados nos tópicos acima, o desenhar infantil aguça nos pequenos, o lado artístico e criativo. Isso pode ser comprovado quando perguntamos a uma criança sobre o que ela desenhou. As explicações podem ser longas e lúdicas, provocando o lado criativo dos pequenos desenhistas;
  5. Construção da personalidade: o desenho proporciona a criança uma forma de expressão. Pois nele, a criança se vê e coloca em prova. Por meio de suas criações será possível notar sinais e variações. Como por exemplo: o uso de traços fortes pode, em alguns casos, significar certa irritação por parte da criança. Ou no caso, de traços mais leves, apontar a um estado mais calmo ou leve.

A participação dos pais no desenvolvimento infantil

O desenho é uma importante ferramenta no desenvolvimento infantil de uma criança, como apresentado ao longo desse texto. Mas a fim de que isso aconteça, é importante destacar a partição dos pais nesse processo. Serão eles, os responsáveis por apresentarem a criança as ferramentas e os estímulos necessários a fim de dar o start inicial.

Afinal, nos primeiros anos de idade as crianças dependem majoritariamente dos pais. Por isso, esteja atento e ofereça ao seu pequeno, a possibilidade dele se aventurar pelo colorido e inesgotável universo dos desenhos

Veja aqui como fazer um planejamento de aula infantil!

Post Tags
About Author: Redator do Blog Aula Pronta
Publicado por um redator oficial do blog do Aula Pronta. Estou aqui para lhe ajudar com conteúdo informativo e original!