Existem ditados populares que são passados de geração em geração, tendo o poder de influenciar a decisão das pessoas sobre determinados temas. Muitos seguem essas tradições inconscientemente no seu dia a dia, sem saber de fato o que elas significam. Os ditos populares são constituídos de frases curtas e com rimas, que têm a função de advertir ou aconselhar, para assim serem fáceis de memorizar.
Os mais famosos ditos populares brasileiros e seus significados
Muitos dos ditados são baseados na vivência das pessoas, nas experiências delas e até mesmo em trechos retirados da Bíblia Sagrada. Alguns são até engraçados e nos divertem até hoje.
1 – Cada macaco no seu galho
Essa expressão tem a intenção de fazer com que cada pessoa fique em seu próprio espaço, assim, sem desrespeitar o do próximo. Em outras palavras, esse provérbio diz: não se intrometa onde não é chamado, guarde as suas opiniões e palpites para você.
A origem dessa expressão pode ter vindo da época de guerra entre o Paraguai, o Brasil, o Uruguai e a Argentina, onde grande parte dos soldados brasileiros eram negros e chamados de macacos pelos brancos por puro insulto. Então Duque de Caxias em uma batalha, sugeriu aos inimigos a frase: cada macaco no seu galho.
2 – Filho de peixe, peixinho é
Um dos ditos populares mais comuns, indicam que somos semelhantes aos nossos pais tanto fisicamente assim como quando herdamos a mesma profissão deles.
3 – É dando que se recebe
Baseado na oração religiosa de São Francisco de Assis, assim, onde ele disse: É dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna. Esse é um dos ditados populares brasileiros mais pregados, passando-se a mensagem de que a fim de receber uma coisa boa de alguém é preciso servir de bom grado esta pessoa primeiro.
4 – Quem com ferro fere, com ferro será ferido
Um dos ditos populares assim como esse, significa que uma pessoa que faz o bem recebe o bem, e uma que fez o mal recebe o mal. Na Bíblia Sagrada podemos conferir uma frase parecida: (…) todo os que lançarem mão da espada, à espada morrerão (Mateus 26:52).
5 – Gato escaldado tem medo de água fria
Significa que uma pessoa que passou por diversas decepções e mágoas na vida, fica com um certo receio de passar por aquilo de novo em um gesto de autoproteção. Dessa forma, a figura do gato é citada porque o felino não gosta de nenhum tipo de água (quente ou fria), e fogem de qualquer situação que a envolva.
6 – De grão em grão a galinha enche o papo
Demonstra que quando temos objetivos na vida que envolvam dinheiro, é de pouco em pouco que conseguimos juntar para alcançá-lo (e pode parecer impossível).
7 – Devagar se vai longe
Esse provérbio é parecido com o anterior, contudo, não envolve dinheiro especificamente e sim pequenos passos e ações que nos levam aos objetivos.
8 – Cavalo dado não se olha os dentes
Esse ditado diz respeito à quando recebemos um presente. Mesmo quando não nos agrada muito, não devemos desdenhar do item na frente da pessoa. Quem compra e vende cavalos, sabe que os dentes deles não nascem todos juntos da noite para o dia. Assim, apenas no quarto ou quinto ano de vida eles nascem e se completam. Por isso, muitos donos de equinos tentam passar os cavalos mais velhos como novos, sem que as pessoas avaliem os seus dentes.
9 – A pressa é inimiga da perfeição
Isso significa que quando fazemos as coisas correndo, dificilmente elas sairão bem-feitas. Desse modo, a pressa de terminar logo uma tarefa, impede a execução delas de forma completa. O jurista brasileiro Rui Barbosa foi a pessoa que supostamente deu origem a essa frase, quando observou que o Código Civil Brasileiro estava sendo escrito de maneira apressada.
10 – Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura
Aqui podemos destacar que a persistência em realizar tarefas, levará ao resultado desejado. A frase tem origem no poema de Ovídio que escreveu: a água mole cava a pedra dura.
Mas o que são ditados populares?
Os ditados ou ditos populares são frases que carregam ideais, modos de viver e de experimentar as situações do nosso cotidiano. Assim, todos eles estão arraigados na cultura popular das pessoas, e as influenciam a tomar decisões baseadas na interpretação de cada um.
Existem os ditos populares brasileiros gerais, que foram os que citamos aqui. Mas, em cada região, cidade e estado do país possuem as próprias crenças, ditados e provérbios culturais.
Existem mais de 50 ditados populares só no Brasil, e muitas pessoas ainda não conhecem nem a metade deles.
Exemplos
Portanto, confira outros provérbios disseminados na sociedade:
- A César o que é de César, a Deus o que é de Deus.
- À noite todos os gatos são pardos.
- Antes só do que mal acompanhado.
- As aparências enganam.
- Apressado come cru e quente.
- A voz do povo é a voz de Deus.
- Caiu na rede, é peixe.
- Casa de ferreiro, espeto de pau.
- Cão que ladra não morde.
- De médico e de louco todo mundo tem um pouco.
- Deus ajuda quem cedo madruga.
- Deus escreve certo por linhas tortas.
- Diz-me com quem andas e eu te direi quem és.
- Em terra de cego quem tem olho é rei.
- Escreveu, não leu; o pau comeu.
- Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.
- Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
- Mentira tem perna curta.
- O barato sai caro.
- O hábito faz o monge.
- Onde há fumaça há fogo.
- O seguro morreu de velho.
- Para bom entendedor, meia palavra basta.
- Para baixo todo santo ajuda.
- Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
- Por ele eu ponho a minha mão no fogo.
- Quando os porcos bailam adivinham chuva.
São tantos os provérbios populares que poderiam ser escritos em um livro! Uns fazem sentido e outros não, no entanto, no final, todos acabam conhecendo e adaptando algum para a própria vida.