O conceito de música na educação infantil passa pelas atividades musicais que buscam trazer à criança oportunidades de desenvolvimento motor, controle muscular, além de ser um elemento formador de sua identidade. Isso traz a ela a visão de diversidade, mas ao mesmo tempo oferece oportunidade de interação com outras crianças.

Musicalizar é introduzir a criança no universo criativo. Assim, fazendo com que ela seja sensível e perceptiva a sons e ritmos, estimulando sua apreciação desde muito pequena.

Basta observar um bebê que quando ouve uma música já começa a balançar o corpo. Ou seja, a música já está em nós desde muito cedo. Então basta trabalhar essa arte de maneira correta a fim de promover o desenvolvimento dentro da educação infantil.

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Podemos dizer de maneira clara que a musicalização é o primeiro contato entre a criança e a música, através de atividades que inspirem a criação. Já que todas as crianças gostam de produzir sons ou bater em alguma coisa.

Contudo, a musicalidade da criança precisa ser direcionada e estar envolta por pessoas igualmente identificadas e comprometidas uma vez que esses contatos iniciais dependem de sua vivência musical.

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A música e a educação infantil

A importância da música na educação infantil

Em muitas ocasiões certas disciplinas mantêm aquela forma de ensino antiga e desmotivante. Assim, onde matemática só é ensinada usando operações, língua portuguesa, a gramática e geografia, mapas.

Independentemente da idade, atividades que fogem do convencional chamam a atenção dos participantes. Dessa forma acabam prestando mais atenção e absorverem melhor os conteúdos. Nesse contexto a música bem como outras formas de arte desempenham um papel fundamental como alternativa de aprendizado.

Hoje, em nosso mundo cada vez mais complexo e técnico digamos assim, desenvolver em crianças e jovens uma sensibilidade e gosto pelas artes é um desafio que envolve pais e professores para que não tenhamos uma sociedade puramente de profissionais competentes. É preciso algo mais, as pessoas não podem perder o gosto pelo belo e agradável, como apreciar uma boa canção. Portanto a música na educação infantil talvez seja o início de tudo isso.

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A música como ferramenta transformadora

Introduzir a musicalidade na educação de crianças não tem como ponto principal a criação de novos artistas. Uma vez que isso é uma consequência do dom e das aspirações de cada um. Além de ocorrer de maneira natural.

Desse modo, utilizar a música como ferramenta de educação é a chance de formar indivíduos com uma visão mais ampla a situações subjetivas. O que muitas vezes passa despercebida pela maioria das pessoas.

De acordo com um texto de Isaac Roitman na Academia Brasileira de Ciências, a arte é um importante trabalho educativo. Já que procura, através das tendências individuais, amadurecer a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir à formação da personalidade do indivíduo.

Podemos entender então que “tendências individuais” seria o gosto de cada um. Ou seja, cada forma de expressão artística nos educa segundo nossos sentimentos. Mas, além disso, a música nos molda e reflete nossa individualidade, apresentando nosso eu verdadeiro.

Dessa maneira, desenvolvendo nossos sentidos podemos perceber que estaremos mais sensíveis a determinadas situações. Que pessoas que se valem apenas de fatos concretos não conseguem observar.

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Conheça os benefícios da musicalidade

Existem muitos outros benefícios na musicalidade além do desenvolvimento sensorial, das quais listamos abaixo:

Melhora o foco

A música na educação infantil promove a concentração e o foco. Por mais que possa parecer estranho falar em foco a crianças, após serem trabalhadas musicalmente eles passam a interromper sua atividade para prestar atenção na música. Ao passar do tempo isso vai se estender a outras coisas de sua vida, onde passam a se tornar pessoas mais centradas.

Aperfeiçoa a criatividade da criança

Ao desenvolver a concentração por consequência o raciocínio também é aprimorado e se torna aparente a criatividade das crianças. Desenvolvendo o senso criativo elas passam a criar novas coisas. O campo fértil da criança se expande e novas coisas até então ocultas a elas passam a ser exploradas.

Constrói sua bagagem cultural

Bagagem cultural é toda experiência que o aluno vai levar consigo por toda a vida. Ela é construída ao passar dos anos e se inicia na infância com as primeiras experiências.

É importante neste momento mostrar à criança toda a diversidade cultural existente no mundo e que também ela pode apreciar várias coisas diferentes. Ela pode achar bom uma música erudita do início do século 20, bem como gostar de alguma canção de rock por exemplo.

É claro que existem alguns tipos de músicas que só despertaram o interesse da pessoa quando alcançar certa maturidade. A construção da bagagem cultural leva também a respeitar algum estilo que não seja do seu gosto.

Desenvolve a memória

Trabalhar a audição segundo especialistas contribui a fim de que crianças e jovens leiam melhor. Além disso, ao trabalhar a música na educação infantil faz com que os alunos prestem atenção nas notas musicais. Assim, aumentando seu rendimento escolar e sua capacidade de memorização.

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A criança aprimora sua expressão corporal

A musicalidade aprimora a recepção de estímulos através de sons. Dessa forma, fazendo com que o corpo reaja por meio de movimentos a esses sons.

Neste momento começa o desenvolvimento da expressão corporal na criança. Cada gesto praticado vai o formando o repertório relacionado à música ouvia. Como é um processo interno contribui a fim de que pessoas tímidas possam se expressar melhor e vencer esse desafio.

Trabalha a coordenação motora

A partir do instante que introduzimos a criança no meio musical ela passa a ver esse meio com toda a curiosidade própria da idade. Quando ela segura um instrumento musical e é induzido que faça algum som, de forma indireta trabalhamos sua coordenação motora. Ao pedir para que os pequenos acompanhem a música com palmas também trabalhamos sua coordenação porque inconscientemente a criança fará algum movimento usando o corpo.

Como introduzir a música na educação infantil?

O primeiro passo é desmitificar a música e mudar a visão que ela nada serve ao ensino. O segundo passo é contar com um time de profissionais comprometidos e envolvidos com o tema, sobretudo tendo todas as habilidades a fim de desenvolver o projeto, aliando música e parte pedagógica.

A fim de que a música na educação infantil seja positiva o profissional pode utilizar:

Analisando todos os pontos positivos podemos garantir que a música é um ótimo instrumento de aprendizado, trabalhando de forma lúdica todas as habilidades das crianças colaborando para um desenvolvimento completo do indivíduo.

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