fbpx

Atividades Com Alfabeto Cursivo

Alfabeto Cursivo

Você já ouviu falar no alfabeto cursivo? Essa técnica de escrita é bastante comum na educação infantil. Uma vez que, os professores costumam utilizá-la quando as crianças estão aprendendo a ler e escrever.

É extremamente importante que a grafia cursiva seja ensinada ao público infantil. Já que através dela é possível que a criançada desenvolva diversos atributos motores. De forma a melhorar o traçado das letras e os movimentos da escrita.

Desse modo, recomendamos que se você é professor da educação infantil, ou é mãe ou pai de uma criança, procure ensiná-la o alfabeto de letra cursiva através das atividades que existem na internet para fazer. Pois sem dúvidas isso vai desenvolver a inteligência da garotada.

Publicidade

Então, depois de descobrir a importância do alfabeto cursivo, ficou curioso em saber mais informações sobre o assunto? Confira a nossa matéria, pois fizemos um guia completo sobre a grafia de letras cursivas, e saiba mais!

O que é o alfabeto cursivo?

Alfabeto Cursivo

O alfabeto cursivo é uma técnica de escrita bastante ágil, onde pessoas escrevem as palavras à mão. E as mesmas são ligadas umas às outras, sem que haja um espaço entre elas. Dessa forma, a sua grafia é bastante diferente das letras de forma, que são as usadas em computadores.

Esse tipo de alfabeto está cada vez mais sendo colocado de lado por conta do advento da internet. E porque as crianças estão utilizando o computador ainda mais constantemente. De modo que esse equipamento faz parte da rotina delas nos dias atuais.

Sendo assim, a letra cursiva se tornou uma técnica arcaica, que está sendo deixada no passado. E em seu lugar está entrando a letra de forma, que é a usada para escrever nos aparelhos eletrônicos. Assim como tablets, smartphones e computadores.

No entanto, por conta da sua importância, os professores e pais de crianças e jovens deveriam se manifestar acerca da diminuição do uso da letra cursiva em sala de aula, a fim de que as escolas tomem medidas quanto a isso.

Afinal, o alfabeto cursivo é capaz de deixar a garotada mais inteligente. Pois diversos estudos científicos indicam que aprender e escrever a letra cursiva faz com que ocorra o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. De forma a melhorar o rendimento deles quanto ao processo de aprendizado em relação à diversos conteúdos na escola.

Qual a forma de ensinar o alfabeto com letra cursiva?

O ideal é que os pais e professores ensinem as crianças a aprender o alfabeto de letra cursiva, por meio de atividades educativas. Assim como livros nos quais a garotada possa cobrir as letrinhas, e desenvolver os seus movimentos e raciocínio.

Depois, que eles conseguirem realizar essa atividade de maneira eficaz e correta, recomendamos que faça a criança repetir diversas vezes a mesma letra, de forma que ela não esqueça de como fazê-la.

Primeiro, peça ela fazer o “A”, depois o “B”, e assim por diante. A fim de que o aprendizado seja progressivo, e não ocorra nenhuma confusão na mente da criança.

Após aprender letra por letra, é importante que a criança seja instruída a começar a escrever pequenas palavras, ou sílabas. De forma que ela se torne apta a futuramente conseguir traçar uma frase inteira sem que as letras estejam distantes, e sim ligadas umas às outras.

Assim, se o menino ou a menina for capaz de traçar uma frase inteira, já está apto a escrever textos com o uso desse alfabeto.

Veja também sobre a Base Nacional Comum Curricular!

Em qual idade o aprendizado fica mais fácil?

Recomendamos que a criança comece a aprender a escrever a letra cursiva por volta dos 5 anos de idade. Pois nesse período ela já está frequentando a escola.  Desse modo possui diversos estímulos para que comece a desenvolver o hábito de estudar coisas novas.

No entanto, cada garoto tem seu ritmo, e devido a isso alguns começam a aprender mais cedo ou outros mais tardiamente.

Assim, vai depender da sua rapidez de aprendizado, e também dos estímulos dados em casa e na escola a fim de que a criança possa desenvolver o seu raciocínio.

Publicidade

Dessa maneira, é importante que a família respeite o processo de aprendizado de cada criança, e entenda as suas individualidades. Além disso, é preciso também que os pais procurem saber como ela consegue captar melhor as mensagens. Se é através da visão, da audição ou da fala.

Pois, caso o garoto consiga aprender mais através dos sons, o ideal é colocar músicas a fim de que ele consiga desenvolver a sua mente. Mas se ele compreender melhor por meio da visão, é recomendado que os pais coloquem o mesmo para assistir vídeos e filmes que possam ensinar ao seu filho alguma coisa importante. Assim como as letras do alfabeto, por exemplo.

Desse modo, sem dúvidas a criança vai conseguir desenvolver a sua inteligência cognitiva de forma mais rápida e fácil. E assim, crescer sendo um jovem esperto e capaz de aprender coisas novas com bastante eficiência.

Veja aqui sobre a importância da música na educação infantil!

Como fazer uma atividade com o alfabeto de letras cursivas?

É possível encontrar atividades para que os jovens consigam aprender a fazer as letras cursivas em livrarias e até mesmo na internet para imprimir. No entanto, é possível que os pais e professores também façam tarefas a fim de ensinar a criançada aprender a fazer o alfabeto cursivo.

Basta que você faça tracejados em uma folha de forma que esses formem o desenho das letras do alfabeto. Como o “A”, “B”, e assim por diante. Assim, a criança vai saber quais os movimentos devem ser feitos para escrever cada letrinha.

Depois faça esses tracejados com as letras juntas de forma que elas consigam formar uma palavra, e posteriormente uma frase. Assim, a criançada vai aprender a escrever o alfabeto cursivo de forma simples, e divertida.

Você conhece mais alguma outra atividade na qual é possível aprender a fazer o alfabeto cursivo? Compartilha com a gente, pois a sua dica pode ajudar diversas pessoas, e nós vamos adorar saber!

Veja como incluir atividades educativas na educação!

Post Tags
About Author: Redator do Blog Aula Pronta
Publicado por um redator oficial do blog do Aula Pronta. Estou aqui para lhe ajudar com conteúdo informativo e original!